CENTRAL DE REGULAÇÃO

CISSUL  – CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DA MACRO REGIÃO DO SUL DE MINAS gerencia o serviço de atendimento móvel de urgência e emergência SAMU na sua região de abrangência.

O SAMU é o serviço de atendimento móvel de urgência e emergência que atende pelo número 192 (ligação gratuita) e todas as ligações recebidas são gravadas.

A ligação é atendida na Central Operativa da Rede de Urgência e Emergência por um TARM – Telefonista Auxiliar de Regulação Médica que colhe os dados do solicitante e transfere imediatamente a ligação para o MÉDICO REGULADOR, que tria e classifica a emergência de acordo com a necessidade da ocorrência.

Esse profissional, pode responder em duas maneiras que são adaptadas a cada caso:

ORIENTAÇÃO POR TELEFONE: Quando a situação do paciente pode ser resolvida por telefone, tanto por uma orientação de encaminhamento como outras orientações médicas.

DESLOCAMENTO DE VIATURAS: De acordo com a gravidade da ocorrência, o médico envia a viatura ao local, podendo ser acionada a:

  • USB (Unidade de Suporte Básico) composta por Técnico em Enfermagem e Condutor de Ambulância.
  • USA (Unidade de Suporte Avançado – UTI Móvel) composta por Médico, Enfermeiro e Condutor de Ambulância.
  • Aeromédico Avançado de Vida – Helicóptero Arcanjo) composta por Médico, Enfermeiro, 01 Piloto Bombeiro Militar e 02 Tripulantes Operacionais Bombeiro Militar.

Dependendo da situação, a Central aciona o apoio das viaturas da equipe do Corpo de Bombeiros, da Auto-Pista e da Polícia Militar.

Após o acionamento das unidades pela regulação médica de urgências do SAMU, independente da decisão tomada, a central de regulação médica de urgência acompanhará o atendimento até seu término, apoiando as equipes quando necessário e preparando a recepção hospitalar adequada ao atendimento da urgência.